quarta-feira, 8 de abril de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Deuteronômio (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Data

A data tradicional para o êxodo do Egito está no meio do décimo quinto século a.C.

Moisés, se escreveu algo, dificilmente teria escrito algo antes disso! Definimos essa data para o Êxodo por conta do que vemos em 1 Reis 6.1, que afirma que Salomão começou a construir o templo “no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito”. Entende-se historicamente que Salomão tenha iniciado a construção perto do ano 960 a.C., o que dataria o êxodo por volta do ano 1440 a.C.

Com esses dados, entendemos que o texto do Pentateuco (inclusive Deuteronômio) foi iniciado por Moisés por volta do ano 1.440 a.C., e encerrado na época do reino, tanto de Davi que incentivou a escrituração, compilação dos livros com bases em textos isolados e tradição oral, como de Salomão, que ampliou esse evento. A data exata não pode ser definida, mas está dentro dos 80 anos dos reinados de Davi e Salomão, antes de 930 a.C.

Apenas ressaltamos que o capítulo final de Deuteronômio, que relata a morte de Moisés, deve ter sido escrito por Josué.

O livro de Deuteronômio é, assim, a representação histórica de um momento em que o povo de Deus está muito perto da terra prometida, e Moisés, por ordem do Senhor, está relembrando ao povo todos os pontos da Lei e da Aliança que existe entre eles e Deus.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário