sexta-feira, 3 de abril de 2020

Quero trazer à memória...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 01/08/2006

Além de ter o seu livro, Jeremias tem outro livro chamado de Lamentações. Por conta do contexto de seus escritos, reconhecemos esse profeta como o Profeta Chorão.

É fácil entender porque ele tem esse apelido. Basta ler os seus livros e conhecer a história!

Jeremias viu muita coisa ruim. É durante seu tempo de profeta que acontece a derrubada do reino, que é tomado pelos babilônicos. O rei é preso, feito cego, o povo passa a ser subordinado à Babilônia, a cidade é derrubada, o Templo é destruído...

Foi um tempo complicado...

Ainda assim, sendo conhecido como o profeta chorão, tendo visto tanta coisa ruim, me deparo com algo que parece destoar desse apelido. É quando chego ao capítulo 3 de Lamentações, especificamente no versículo 21:

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Alguém que de fato viu muitas coisas ruins e tem muitas imagens chatas para se lembrar nos dá um exemplo de como enfrentar as situações adversas: buscando na memória aquilo que pode dar forças pra continuar!

Ele ia lembrar sem fazer esforço das coisas ruins que aconteceram. As marcas que faziam essa lembrança ficar viva estavam na realidade do exílio, da destruição da cidade, do Templo, do julgo babilônico. Mas ele quer trazer à memória o que pode dar esperança, o que pode trazer forças para continuar indo em frente, na certeza que o que está ruim hoje será resolvido em breve!

O Profeta Chorão quer lembrar de coisas que podem dar esperança em meio ao momento triste...

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a última parte do texto, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário