Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Deuteronômio, ou “segunda lei”, trata-se de uma série de recomendações de Moisés aos israelitas, pouco antes da sua morte, ao povo que se preparava para entrar na Terra Prometida. Embora Deus o tivesse proibido de entrar em Canaã, Moisés experimenta um forte sentimento de antecipação pelo povo. O que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó séculos antes estava prestes a se tornar realidade.
Moisés tinha então 120 anos, e a Terra Prometida estava a sua frente. Ele, seguindo a orientação de Deus, tirou os israelitas da escravidão no Egito e os guiou pelo deserto para receber a lei de Deus no monte Sinai.
Por causa da desobediência de Israel, ao se recusar a entrar na terra de Canaã, por medo dos que habitavam a Terra Prometida, os israelitas andaram no deserto, fazendo com que da saída do Egito até a tomada da terra em Josué, durasse 40 anos. Agora se achavam acampados na fronteira oriental de Canaã, no vale defronte de Bete-Peor, na região montanhosa do Moabe, de vista para Jericó e a planície do Jordão.
Quando os israelitas se preparavam para entrar na Terra Prometida, depararam-se com um momento crucial em sua história - novos inimigos, novas tentações e nova liderança. Moisés reuniu o grupo para lembrá-los da fidelidade do Senhor e para encorajá-los a serem fiéis e obedientes ao seu Deus quando possuíssem a Terra Prometida.
Há uma grande chance que o livro encontrado quando da Reforma Religiosa promovida por Josias seja exatamente o Deuteronômio (cf. 2 Reis 22.10).
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário