quarta-feira, 25 de março de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Deuteronômio (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Deuteronômio é proclamação de uma segunda chance para Israel. A falta de fé e a infidelidade de Israel tinham impedido a conquista de Canaã anteriormente. A maioria do povo junto de Moisés à entrada da Terra Prometida não tinha testemunhado de forma clara as cenas no Sinai (só Josué e Calebe saíram do Egito e entraram em Canaã). Muitos haviam nascido no tempo de caminhada pelo deserto! Sendo assim, Moisés os exorta para “entrar e possuir” a terra.

Enquanto essa nova geração de israelitas se prepara para entrar na Terra Prometida, Moisés lhes recorda com vivacidade a fidelidade de Deus por toda a história e os relembra de seu relacionamento singular de aliança com o Senhor. Moisés percebe que a maior tentação dos israelitas na nova terra poderá ser abandonar a Deus e cair na idolatria dos ídolos cananeus.

Para preparar a nação para vida na nova terra, Moisés expõe os mandamentos e os estatutos que Deus deu em Sua aliança:

A Obediência a Deus equivale a vida, bênção, saúde e prosperidade; A desobediência equivale a morte, maldição, doença e pobreza. A aliança mostra aos filhos de Deus o caminho para viver em comunhão com Ele e uns com os outros.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário