quarta-feira, 20 de maio de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Teologia do Deserto (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Na semana passada, deixamos uma pergunta no final da mensagem: Quando realmente se entende que o povo foi para o deserto?

Costumeiramente, entende-se que o "tempo de deserto" começou depois que os doze espias foram até Jericó e desses, dez voltaram desencorajando o povo. Apenas dois confiaram no agir do Senhor, já revelado tantas outras vezes desde os eventos que desembocaram na saída do Egito, ou até em coisas dessa primeira caminhada na direção da Terra Prometida.

Faço essa observação porque, na verdade, ao sair do Egito, e principalmente depois de atravessar o Mar Vermelho, logo o povo já estava no deserto! O caminho até o Monte Sinai já é deserto! Vale a pena ler o relato inicial de Deuteronômio (principalmente 2.14, mas vale a pena ler o primeiro e o segundo capítulos para ver todo o contexto). Então, mesmo antes de chegar na Terra Prometida e enviar os espias, o povo estava no deserto. Mas normalmente se entende que "o tempo no deserto" começa depois desse episódio com os espias e, segundo Deuteronômio 2.14, esse tempo durou 38 anos (o que reforça que antes desse momento já era caminhada no deserto, pois o período todo é de 40 anos). Para esta meditação, neste momento partilhamos desse ponto de vista - deserto só depois do medo de não conseguir entrar na Terra Prometida! Mas esse tempo começou mesmo antes.

Dessa forma, o "tempo no deserto" a partir desse entendimento começou por DESCONFIANÇA! Não acreditaram no poder de Deus para tomar a Terra Prometida e tiveram que passar um tempo no deserto. Apenas os dois espias que confiaram desde o começo atravessaram o deserto e entraram na Terra Prometida. Nem mesmo Moisés passou pelo deserto e entrou na Terra Prometida! E olha que ele poderia, mas por "perder a cabeça" com o povo (em vez de falar com a rocha para dar água, acabou batendo), ele também perdeu a chance de entrar na Terra Prometida depois do deserto.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário