O nome feminino Rute é advindo do hebraico transliterado (com nossas letras) Ruth, que deriva da palavra transliterada Re’ut, que quer dizer “amiga”, sendo que por extensão também pode ser aplicado o significado de “companheira”. Também pode trazer a ideia de ‘aquela que é bela de se ver‘, não meramente por beleza física, mas principalmente por ser alguém com quem se pode contar e que agrada a companhia, o encontro, a amizade.
Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, e que aparece como personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome por ter se casado primeiro com Malom (Rute 4.10), filho de Noemi e Elimeleque, e depois da morte deste, seguindo na companhia de sua sogra que volta para a terra de Judá (Rute 1.7). Rute se casa com Boaz, que era um parente de Elimeleque, e pela lei judaica, um dos possíveis remidores de Noemi.
Os filhos de Elimeleque não deveriam ter se casado com mulheres moabitas (Deuteronômio 23.3-4). E mesmo diante disso, o Senhor muda a história de Noemi e Rute, uma moabita, se torna mãe do avô do rei Davi!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário