Leia Mateus 25.14-30
É fato que esta parábola foi dirigida primeiramente aos discípulos de Jesus, que eram judeus! Era com eles que Jesus falava nesse momento, Ele veio para eles (João 1.11). É provável que eles tenham conseguido estabelecer paralelos claros entre a parábola e as características históricas do ambiente em que viviam para um entendimento minimamente satisfatório do que Jesus queria dizer.
Porém, não podemos dizer como alguns, que a aplicação dos significado da Parábola dos Talentos é limitado aos discípulos e aos judeus! Entendemos que esse significado alcança a todos os cristãos de todas as épocas!
Essa parábola apresenta o princípio de que cada um recebe dons e oportunidades. Temos nossos "talentos" para realizar a obra do Senhor, qualquer que sejam! Música, limpeza, cuidado, pregação, escrever... O servo fiel é aquele que, independentemente da quantidade de talentos recebida, age com responsabilidade, serve ao Senhor com esses talentos e realiza a Obra do Senhor com todo cuidado, até mesmo aprimorando e ampliando esse dom, buscando como fazer mais e melhor a vontade do Senhor! O servo fiel valoriza os bens do seu Senhor e será colocado na posição de honra que é a participação no Reino do Senhor. Quem não faz isso, apenas pode aguardar o sofrimento distante do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário