Leia Mateus 26.1-5
Muitos discutem se foram os judeus ou os romanos que mataram Jesus. O texto deixa isso claro: a sentença foi arquitetada pelos judeus! Eles queriam prender Jesus! Nesse momento, nem falavam dos romanos, que de fato foram "usados" para parecer mais sério, político, e para evitar maiores reclamações, pois o poder militar era maior para tentar uma revolta (não muito tempo depois, Jerusalém foi destruída). Já os romanos, por sua vez, poderiam ter impedido, mas temendo uma questão política e uma revolta que poderia causar mais morte e destruição que o desejo deles (era melhor a cidade funcionando e pagando seus impostos e evitar gastos com uma batalha), preferiram atender os judeus que queriam aquela morte.
No momento deste texto citado de Mateus, eles queriam evitar a prisão de Jesus na páscoa, pois havia multidão maior ali em Jerusalém, muitos reconheciam em Jesus um rei esperado e prometido, para livrar do domínio romano, e para estabelecer da melhor forma a religião. A preocupação com poder, quer político, quer religioso, fez com que pensassem na prisão de Jesus, mas querendo fugir da possibilidade de um tumulto maior.
Mas Jesus avisa seus discípulos! O Senhor normalmente nos alerta das coisas que estão por acontecer. Nós que algumas vezes demoramos a entender... Eles já deveriam estar preparados, mas ainda não tinham entendido todas as coisas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário