segunda-feira, 13 de julho de 2020

Biografia dos Profetas - Profetismo

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

(Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.) - 1 Samuel 9.9

O termo (com letras da nossa língua, "transliterado") mais antigo, pelo menos no hebraico do Antigo Testamento, para profeta é roeh, que quer dizer vidente. Essa palavra também pode ser usada para "visão profética".

Com o passar do tempo, a palavra é nabi’ - aquele que fala, um porta-voz, passou a ser usada. Nabi’ vem de uma raiz que significa "levantar-se, vir à luz ou inchar-se".

Esta ideia pode ter um sentido passivo, como de alguém que é inspirado pelo Espírito de Deus e transborda a revelação dada pelo Senhor de forma "aleatória" (direcionada pelo Espírito, mas sem necessidade de razão humana aparente), em algum momento. Além desse sentido, é possível identificar um sentido ativo e contínuo, mostrando alguém que jorra as palavras de Deus, um divulgador divinamente inspirado, um anunciador ou um verdadeiro porta-voz. Nesse caso, o profeta é reconhecido por sua ação, pela confirmação de suas palavras e mesmo quando não está trazendo uma nova revelação, é reconhecido como profeta que pode, a qualquer momento, dar a devida instrução.

De qualquer forma, é importante deixar claro uma coisa na atividade do profeta: ele vê. Não fala de sua vontade ou do que entender a partir das coisas do dia a dia, mas o Senhor mostra algo para ele ou, ao menos, dá a devida inspiração.

E diante dessa revelação, a atividade "final" do profeta acontece: ele fala. Recebe a revelação da parte do Senhor e anuncia qual a orientação, revelação do que vai acontecer, confirmação de algum pecado ou alguma punição, além da redenção no tempo certo, tudo quando o Senhor revela, claro!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário