sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Espinho na carne - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 20/06/2006

Aproveito a meditação de hoje para registrar mais uma vez o cuidado do Senhor sobre a minha vida.

Houve uma época em que toda vez que eu ficava gripado ou resfriado, a doença ficava mais exagerada em mim do que em outras pessoas. Um mal estar, dores, tudo bem. Mas eu sempre ficava pior do que qualquer outra pessoa. E uma tosse... Por que?

Bom, eu tenho, segundo os médicos, uma forte alergia nas vias respiratórias. Índices mais do que 3 vezes acima do aceitável. Sem contar com uma “pontinha de asma” (assim disse o médico), que não se manifesta o tempo todo, mas com a tal da gripe ou do resfriado ... Por isso qualquer dessas doenças ficavam mais exageradas em mim.

E o cuidado do Senhor se revela de maneira grandiosa! Sei que Ele poderia tirar completamente essa alergia. Sei que Ele pode! Mas, mesmo podendo, Ele resolveu deixar bem claro que é Ele quem está cuidando da minha vida. Os médicos ainda verificam a tal alergia, mas já não há uma manifestação tão grande como já foi no passado! Isso mostra que na fraqueza que tenho no corpo (que pode ser resolvida definitivamente pelo Senhor, se Ele quiser), o Senhor faz a força, contrariando o que seria o normal e o que foi normal durante tanto tempo...

*Atualização: depois de muita oração, um sério tratamento, remédios e acompanhamentos, hoje (2020) tudo parece controlado apenas com "vitamina C". E a tosse? Muito difícil dar trabalho, resolve com chá de casca de mexerica! Aprouve ao Senhor o encaminhamento da solução!

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a segunda parte do texto, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (21.1-11) - 5

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 21.1-11

O convite do Senhor é pessoal, é para mudar o coração e não para mudar meras atitudes que pareçam melhores, mas com um coração ainda distante do Senhor. Não é pelo viés político ou da "imposição".

Não devemos nos iludir que meras palavras e viés político mostram uma Nação cujo Deus é o Senhor. Essa realidade nasce no coração contrito e quebrantado, não na imposição política de uma ideia qualquer ou pela repetição de palavras. Mesmo no ato de ir para a Igreja ou dar apoio aos movimentos eclesiásticos! Isso não mostra conversão de fato, mudança no coração. Mostra apenas a aparência de quem entendeu como importante, qualquer que seja o interesse oculto.

Claro que um coração contrito busca o Senhor, fala Dele, apoia e trabalha na Obra. Só que os frutos se apresentam em cada ação, em cada palavra, em cada momento. Se falta alguma parte do Fruto do Espírito, ainda é preciso de mudança. Se algo parece diferente do que a Palavra revela, ainda falta "conversão", mudar o caminho, ter a Palavra como principal para mudar sua vida e seu querer, e não tentar legitimar suas vontades com textos Bíblicos! 

Logo Jesus irá voltar. E até hoje muitos se comportam como aqueles em Jerusalém quando da Entrada Triunfal: querem um libertador político que defina o que pode ou não ser feito, traga autonomia e liberdade com base no que preferem como melhor. E Jesus segue convidando apenas. O Reino de Deus é diferente. Que os corações sejam realmente transformados para que Naquele Dia estejamos de fato no Reino! Que vivamos desde já essa experiência, mas que estejamos prontos para a Volta do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números (6)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O Livro de Números continua o relato do período mosaico, que se inicia com o Êxodo. Começa com Israel ainda no Sinai. A entrada dos israelitas no deserto do Sinai é registrada em Êxodo 19.1. Israel deixa o Sinai em Números 10.11.

O livro tem esse nome (derivado da versão grega) por causa das instruções do Senhor a Moisés de numerar ou contar todos os israelitas homens “da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra” (Números 1.3). Moisés contou os homens israelitas duas vezes, uma no Monte Sinai e outra nas planícies de Moabe, perto de Jericó (ver Números 26).

Esse livro também registra as experiências de fé dos israelitas e suas rebeliões ao vagarem por 40 anos no deserto.

Ao estudar esse livro, aprendemos sobre a importância de confiar no Senhor e de obedecer a Seus mandamentos, bem como de apoiar Seus líderes escolhidos.

Números possui duas divisões principais:

1) a parte contendo instruções enquanto ainda no Sinai (1.1 - 10.10);

2) a viagem no deserto (10.11 - 36-13).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Oração através do Espírito

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Coletânea de Ilustrações
Pr. Natanael de Barros Almeida
Edições Vida Nova

Também o Espírito nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis - Romanos 8.26.

John Knox, reformador escocês e um dos fundadores do presbiterianismo, sentindo uma enorme preocupação por seu país, orou: "Dá-me a Escócia, senão eu morro!"

Seu esforço desmedido foi coroado com um renascimento espiritual em sua terra. Isto é orar no Espírito. É manifestar uma profunda preocupação espiritual pelos outros, instilada pelo Espírito de Deus.

Este tipo de oração pode atravessar os oceanos, ultrapassar os desertos escaldantes, saltar montanhas, vencer florestas e levar o poder redentor e confortador do Evangelho ao objeto da oração. O fato de que o Espírito mesmo intercede, indica que diante de Deus Ele realmente advoga e roga por nós com gemidos inexprimíveis. Deste modo, nos tornamos colaboradores, parceiros de Deus. Nossas vidas erguem-se do baixo plano do egoísmo, para o elevado plano da criatividade com Deus.

John Knox trabalhou, e a Igreja na Escócia experimentou uma nova vida.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Uzias ou Azarias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Em 2 Reis, é conhecido como Azarias e em 2 Crônicas, como Uzias!

Filho de Amazias, rei de Judá e Jecolias. Sucedeu seu pai aos dezesseis anos de idade e reinou por 52 anos em Jerusalém (2 Reis 15.2 e 2 Crônicas 26.3).

Lemos sua história em 2 Reis 15.1-7; 2 Crônicas 26.1-23.

Buscou andar nos caminhos do Senhor em tudo quanto fez, por isso teve um reinado de muita prosperidade.

Foi notável em obras de engenharia e provia seu exército com suas armas de guerra, foi também considerado um grande guerreiro, temido por todos e sua fama chegou até o Egito!

Guerreou contra filisteus, árabes e meunitas, vencendo a todos, pois Deus era com Uzias. Contava com os profetas Zacarias e Isaías.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Vamos plantar jabuticabeiras?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 19/05/2006

Conta-se que...

Um velho estava cuidando de uma planta com todo o carinho. E um jovem aproximou-se dele e perguntou:

_ Que planta é esta que o senhor está cuidando?

_ Ah! Uma jabuticabeira, respondeu o velho.

_ E ela demora quanto tempo para dar frutos?

_ Pelo menos uns quinze anos, informou o velho.

_ E o senhor espera viver tanto tempo assim? Indagou ironicamente o rapaz.

_ Não, não creio que eu viva mais tempo, pois já estou no fim da minha jornada, disse o ancião.

_ Então, que vantagem o Sr. leva com isso, meu velho?

_ Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas, se todos pensassem como você.

Quanta sabedoria não é mesmo?

Não importa se teremos tempo suficiente para ver mudanças nas coisas, ou nas pessoas pelas quais trabalhamos e desejamos, mas sim que façamos a nossa parte SEMPRE, de modo que tudo se transforme a seu tempo. Comece por você a mudança que tanto deseja, será um lindo e grande começo, não acha?!

"Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer"

"Porque não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" Romanos 1.16

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (21.1-11) - 4

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 21.1-11

O que precisamos entender é que Jesus Cristo não vem para conquistar pela força como fazem os reis terrenos, nem pela imposição de Sua opinião por posição política enquanto ainda aguardamos a Sua volta! Hoje, a conquista do Reino de Deus se dá pelo amor, graça, misericórdia e pelo convite! Lembramos o sacrifício de Jesus por todos. O seu Reino não segue meramente padrões humanos, mas mostra humildade e servidão. Anúncio e Convite, nada de imposição!

Até que o Senhor venha, devemos seguir assim: vivendo de acordo com Seus ensinamentos, convidando e anunciando. As pessoas se preocupam muito com "imposição" através de ações políticas, uma mera experiência de "usos e costumes", quando Jesus mesmo viveu no meio do contraste do pecado na experiência dos outros, mas sem viver pessoalmente isso. Ele poderia impor e preferiu obedecer ao Pai! Revelou que ficava sim indignado e que queria mudar tudo, como vemos no episódio dos "vendilhões do Templo", mas por atingir diretamente a representação terrena da Casa do Pai!

Jesus não obrigava ninguém a fazer o certo ou a fazer como Ele queria as coisas. Ele vivia, anunciava com atitudes e com o convite. Aceitava quem quisesse!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A data

A data tradicional para o Êxodo do Egito está no meio do décimo quinto século a.C.

Moisés, na parte que escreveu, dificilmente teria escrito algo antes disso! Definimos essa data para o Êxodo por conta do que vemos em 1 Reis 6.1, que afirma que Salomão começou a construir o templo “no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito”. Entende-se historicamente que Salomão tenha iniciado a construção perto do ano 960 a.C., o que dataria o Êxodo por volta do ano 1440 a.C.

Com esses dados, entendemos que o texto do Pentateuco foi iniciado por Moisés por volta do ano 1.440 a.C., e encerrado na época do reino, tanto de Davi que incentivou a escrituração dos livros, como de Salomão, que ampliou esse evento.

No entanto, a data exata para a forma final do texto não pode ser definida, mas está dentro dos 80 anos dos reinados de Davi e Salomão, antes de 930 a.C.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

PORTA PRINCIPAL

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Autoria: Pr João Ferreira da Costa.

Um pequeno comerciante, não podendo mais suportar a concorrência de uma grande loja que ficava bem ao lado da sua, teve uma ideia pouco ética:

a) Fez uma reforma em seu estabelecimento, fazendo-o ficar parecido com o interior da loja concorrente;
b) Mudou o nome da fantasia de sua empresa para "PORTA PRINCIPAL";
c) Mandou fazer uma grande placa luminosa e colocou-a num lugar bem visível.

Apesar da grande diferença entre as duas lojas, muitos desavisados acabavam entrando na porta errada, caindo no golpe, sem perceber.

É mais ou menos assim que Satanás tem atraído as pessoas à sua "Loja de Conveniências": porta larga, painel luminoso, fazendo-se passar pela porta principal, enganando os incaltos.

Disse Jesus: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens - João 10.9

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Amazias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filho de Jóas, rei de Judá e Jeoadã. Sobe ao trono de Judá aos vinte e cinco anos de idade e reina por vinte e nove anos (2 Crônicas 25.1).

Lemos sua história em 2 Reis 12.21; 14.1-20; 2 Crônicas 24.27; 25.1-28.

Buscou agradar a Deus, porém não com o coração perfeito, pois foi um rei vingativo, e o seu primeiro ato ao se afirmar no trono foi matar os servos que assassinaram seu pai. Poupou, no entanto, a vida de seus filhos.

Depois disso, declara guerra aos edomitas e sai vitorioso do vale do Sal, conquista Sela, a capital dos edomitas.

Amazias realizou cerimônias religiosas em honra aos deuses edomitas e por causa deste ato de idolatria, não obteve sucesso no seu reinado. Antes foi destruído, seguindo o que lhe falou o Profeta: foi inteiramente derrotado na batalha de Bete-Semes por Jeoás, rei de Israel, a quem tinha provocado. Preso, foi conduzido às portas de Jerusalém, cidade que caiu sem resistência e foi saqueada por Jeoás.

Acaba seu reinado assassinado por seus compatriotas em Laquis, para onde se tinha retirado, fugindo de Jerusalém. Foi sepultado em Jerusalém com os seus pais.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Mais de Ti, Senhor! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 18/04/2006

2 Crônicas 7.1-2

1 E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor.

E no tempo do texto que serve como motivação desta meditação, no Antigo Testamento, havia apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo. Era necessário conhecer bem a Lei e cumpri-la com seu próprio esforço! Por isso, com medo de não cumprir adequadamente, por exagero no rigor, muitos judeus complicavam além da conta da Lei. Exageravam em sua interpretação. Muitos, por zelo exagerado. Outros, por tentativa de manipular o povo... E assim seguia...

Mas hoje em dia, desde o Pentecostes, não temos apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo em nossa vida. Ele está em nós, se deixarmos Ele agir em nossa vida. Ele nos orienta, guia e espera que estejamos atentos/as para que Ele possa fazer grandes coisas em o Nome do Senhor em e através de nossa vida. É esse Espírito Santo que quer nos guiar a realizar a Vontade do Senhor. E opera em nós, se deixarmos Ele agir, tanto o querer como o efetuar, tanto a vontade de fazer como o realizar (Filipenses 2.1-13 – atenção especial ao versículo 13). Se nos esvaziarmos de nossas vontades pessoais, o próprio Deus, através do Espírito Santo, vai operar em e através de nós!

Sem contar que no Antigo Testamento, havia a necessidade de conhecer e observar a Lei. Para nós, Jesus cumpriu a Lei! Nós não conseguiríamos, como os que viveram antes de Jesus não conseguiram. Mas Ele cumpriu essa Lei e agora nos alcança por Graça!

Então, já alcançados pela Graça do Senhor, deixemos o Espírito Santo nos guiar para realizarmos sempre a vontade do Senhor. Assim, a cada dia, veremos em nossa vida a mesma manifestação que aconteceu naquele dia que Salomão dedicou o Templo ao Senhor. Mesmo no meio das dificuldades ou dos momentos difíceis, teremos a chance de verificar o cuidado do Senhor e mais: sentiremos mais ainda esse cuidado, quando Ele nos tirar do momento ruim.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (21.1-11) - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 21.1-11

Infelizmente, o louvor que o povo declarou naquele dia não foi porque reconheceram Jesus como o seu Salvador do pecado. Eles O saudaram sim, mas com a expectativa que Jesus se revelasse um libertador messiânico, líder político, alguém que iria guiá-los a uma revolta contra Roma. Esperavam uma libertação meramente política.

Não reconheciam Jesus como Senhor e Salvador, mas como libertador meramente temporal. Talvez por isso a saudação tenha sido tão parecida com a dada aos reis quando retornavam vitoriosos das batalhas, reafirmando a soberania política da Nação.

Sabemos que dias depois, a multidão que O aclamava, pede Sua crucificação. Um tanto com manipulação dos líderes religiosos, que queriam imputar a Roma a ação da decisão deles, mas quem sabe alguns já não estavam tristes e contrariados pela falta de ação politica de Jesus depois de tamanho apoio e revelação de esperança. Alguns dias podem ter mudado tudo realmente!

A história da entrada triunfal é uma história que revela contrastes que nos apresentam aplicações para a nossa vida! É de fato a história do Rei que veio como um servo humilde em um jumento emprestado (não era dono de sua montaria e essa montaria nem era tão especial assim). Suas roupas eram de viagem, mais comuns.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Autoria

A tradição judaica define Moisés como o autor do livro de Números e de todo o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia).

Entendemos que o texto tomou forma final muito tempo após Moisés, processo iniciado já durante o reinado de Davi!

Assim, o que nos parece plausível é que a tradição confirma a autoria mosaica exatamente por conta de uma situação muito corriqueira no mundo antigo: a ausência de direitos autorais (da forma como entendemos hoje) sobre o texto final. Normalmente, quem escrevia, ainda que fosse outra pessoa, atribuía a autoria a quem passou o ensinamento, quer por tradição oral, quer por ter deixado alguns escritos que foram ampliados depois com o auxílio da tradição oral ou pesquisa.

Se havia alguém que começou a ensinar daquela forma, quem deu forma final ao texto era esquecido como autor e a autoria do texto era atribuída a quem iniciou ou a tradição oral ou a escrever, ainda que de forma muito resumida. Ainda mais quando essa pessoa que começou era bem mais conhecida e tinha mais autoridade reconhecida! A ideia era fortalecer o texto e não quem "compilou".

Por isso a autoria de Moisés não é questionada, quer por ele ter começado a contar a história, quer por ele realmente ter escrito algumas das coisas dos textos do Pentateuco, mas é claro que só muito tempo depois dele que o texto tomou forma final.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Uma oração boba

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Depoimento de Débora Tiefensee Alves
(Fato verídico)

Fazia sete anos que eu orava pela conversão da minha mãe e parecia-me que quanto mais orava mais ela se afastava de Deus, até por fim ser participante ativa em um terreiro de umbanda.

Numa manhã, enquanto eu conversava com Deus, eu disse a Ele que não iria orar mais por ela, pois todo meu estoque de conhecimento e de estratégias de intercessão já havia se esgotado.

Mas logo em seguida, eu lhe perguntei: - Pai, ainda há alguma oração que eu possa fazer pela conversão de mamãe? No mesmo instante veio-me um pensamento: - Ore pra ela se lembrar que domingo é dia de ir à igreja!

- Que oração boba, pensei eu.

Mas, como ninguém precisava saber da minha oração, eu a fiz, ainda que parecesse infantil. Passei a orar assim, principalmente aos domingos: Senhor, lembre minha mãe que hoje é dia de ir à igreja.

Depois de algum tempo recebi uma carta de mamãe comunicando-me que havia aberto o coração para Jesus e convidava-me para o seu batismo.

Que surpresa! Não pude ir ao seu batismo, mas no final do ano, quando fui de férias para casa, minha primeira pergunta para ela foi: - Como você se converteu, quem te evangelizou, mamãe?

Sua resposta: - Ninguém. Comecei ter uma vontade irresistível de ir à igreja aos domingos e a vontade era tanta que não podia mais ficar em casa.

Aleluia!

Não cessamos de orar por vós - Colossenses 1.9

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Joás (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Diante da repreensão, Joás enviou profetas para os fazer tornar ao Senhor. Apresentaram protestos contra os príncipes de Judá, mas eles não deram ouvidos.

O Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, para levar a mensagem ao rei Joás de que ele não prosperaria em seus feitos e que assim como ele abandou o Senhor, também Deus o abandonaria.

Em vez de se arrepender, revoltou-se contra o profeta, que foi apedrejado no pátio da Casa do Senhor.

O Senhor, então, castiga Judá através de Hazael, rei da Síria, quando este tenta conquistar Jerusalém e toma todos os tesouros da Casa do Senhor e da casa do rei. Por fim, retirou-se de Jerusalém deixando Joás ferido.

Estando Joás ferido no seu leito, alguns dos seus servos tramam contra ele e o matam. Joás é sepultado em Jerusalém, mas não com os seus pais.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Mais de Ti, Senhor! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 18/04/2006

2 Crônicas 7.1-2

1 E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor.

Este texto está inserido no contexto da dedicação do Templo ao Senhor. Salomão terminara a construção e estava exatamente oferecendo, dedicando o Templo.

Como ele havia obedecido as orientações do Senhor para aquela construção, muitas dadas ao seu pai, Davi, logo que a construção acaba e o Templo é dedicado, o Senhor já manifesta soberanamente Sua glória naquele local. Era tamanha a manifestação do Senhor que não havia espaço pra mais nada e ninguém! Ali estava grandemente o Senhor...

Muitas vezes esperamos que o Senhor manifeste Sua glória em nossa vida, nos nossos negócios, em nosso lar... Mas... Será que temos nos preocupado em obedecer os preceitos do Senhor?!?! Só assim veremos a manifestação de Sua glória em nossa vida!

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a segunda parte do texto, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (21.1-11) - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 21.1-11

O propósito de Jesus em seguir para Jerusalém naquele momento foi de tornar pública a realidade de que era o Messias e Rei de Israel, em cumprimento da profecia do Antigo Testamento, com Seu testemunho. O texto de Mateus diz que o Rei montado em um jumentinho foi um cumprimento exato de Zacarias 9.9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta".

A entrada de Jesus nesse momento se confunde com a volta de um rei conquistador e que é aclamado pelo povo como tal, reconhecido em seus feitos de batalha e no cuidado do povo, como era costume da época.

Dessa forma, as ruas de Jerusalém, a cidade onde deveria estar o trono, estão abertas para Jesus passar aclamado e reconhecido. Como um rei que segue para o seu palácio. No caso de Jesus, ao mesmo tempo que literalmente, era mais espiritualmente. O povo esperava pelo rei político, mas o palácio não temporal, mas um palácio espiritual.

Podemos até fazer a alusão com o Templo sendo a representação física desse palácio espiritual! E Jesus recebe a adoração e louvor das pessoas porque só Ele merece.

Quantas vezes Jesus orientou o silêncio diante do que falava ou fazia. Mas este foi um ato claro e Jesus já não pede que aqueles que O aclamavam fiquem quietos sobre Ele!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Durante o tempo no deserto, além do cuidado do Senhor no alimento e na roupa. o povo contou com a proteção do Senhor até contra os inimigos. E mais uma vez perto de entrar na Terra Prometida, o Senhor dá instruções para o povo.

Dessa forma, a maioria dos eventos do Livro de Números se realiza no deserto, principalmente entre o segundo e quadragésimo ano da peregrinação dos israelitas. Nos primeiros 25 capítulos do livro vemos o relato das experiências da primeira geração de Israel no deserto, enquanto que o resto do livro descreve as experiências da segunda geração. Somente Josué e Calebe saíram adultos do Egito e entraram na Terra Prometida. Os demais, morreram no deserto, por não acreditarem no cuidado do Senhor para tomar a Terra Prometida, acreditando nos espias que tiveram medo.

O tema de obediência e rebelião seguidas de arrependimento e bênção percorrem todo o livro. De fato, é tema recorrente em todo o Antigo Testamento. Os seres humanos falham e carecem do perdão do Senhor, diante do arrependimento e busca pela vontade de Deus.

O tema da santidade de Deus, presente no livro de Levítico, segue no livro de Números, que apresenta a instrução e a preparação da parte de Deus para o povo para entrar na Terra Prometida.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Oração: Deus provê nossas necessidades

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Coletânea de Ilustrações, Natanael de Barros Almeida, Edições Vida Nova

Leia Marcos 6.37-44

Durante Seu ministério terrestre, Jesus concedeu paz às cansadas almas humanas. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou", afirmou o Salvador (João 11.27). Através dos séculos, a paz de Cristo, qual rio de águas vivificantes, tem manado para a vida de incontáveis pessoas salvas do pecado.

Chegou essa paz, certo dia, a um peregrino hindu, quando este lia um folheto evangelístico sob o título: Como Alcançar um Coração Puro. "Afinal", disse ele a seu companheiro de viagem no trem, "encontrei em Cristo o que há muitos anos, em vão, tenho procurado em santuários e em boas obras." Ainda hoje, as palavras de Cristo incutem paz aos corações turbados, como o faziam dois mil anos atrás.

"Dai-lhe vós mesmos de comer" (Marcos 6.37), instruiu Jesus aos discípulos, quando a multidão faminta O comprimia. E "os que comeram dos pães eram quase cinco mil homens" (v. 44).

Certa viúva chegara ao final de seus parcos recursos. Quando inclinou a fronte, junto à mesa do jantar, não o fez para agradecer o pão, mas para pedir ao providente Cristo que lhe enviasse alimento. Estava ainda orando, quando uma vizinha chegou à porta segurando uma porção de alimentos para a família necessitada. Observamos assim, que o poder de Cristo para prover, não diminuiu através dos tempos.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Joás

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filho de Acazias e Zibia, de Berseba. Sobe ao trono de Judá aos sete anos de idade e reina por quarenta anos em Jerusalém (2 Crônicas 24.1).

Lemos sua história em 2 Reis 11.2; 12.1-21; 13.1; 2 Crônicas 22.11; 24.1-27.

Joás, que iniciou seu reinado ainda menino, sobreviveu,com ajuda de sua tia Jeoseba, à fúria de sua avó Atalia quando tinha apenas um ano. Foi, assim, criado pelo sacerdote Joiada.

Foi fiel ao Senhor enquanto Joiada vivia. Mas, depois de sua morte, fez o que era mal aos olhos de Deus e por isso não foi tão próspero no seu reinado quanto poderia ter sido.

No início do seu reinado, Joás reparou a Casa do Senhor e procurou andar nos Seus conselhos. Mas acabou por se afastar dos propósitos do seu Deus praticando a idolatria.

Certa vez, quando os príncipes de Judá vieram e prostraram-se perante ele, os atendeu em tudo. E deixaram a Casa do Senhor, para servirem às imagens do bosque e aos ídolos. Por tal ato Joás foi repreendido pelo Senhor com grande ira.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor