Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
A teologia do Livro de Levítico liga a ideia de santidade à vida cotidiana. Ela vai além do assunto de sacrifício ou de momento de culto, embora o cerimonial do sacrifício e a obra dos sacerdotes sejam explicados com grande cuidado.
O conceito de santidade afeta não somente o relacionamento que cada indivíduo tem com Deus, mas também o relacionamento de amor e respeito que cada pessoa deve ter com o seu próximo. O código de santidade permeia a obra porque cada indivíduo deve ser puro, pois Deus é puro e porque a pureza de cada indivíduo é a base da santidade de toda a comunidade da Aliança.
O ensinamento de Jesus Cristo - ”Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7.12) - reflete o texto de Levítico 19.18, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Algumas vezes, o Livro de Levítico tem sido encarado como uma obra de difícil compreensão. Entretanto, de acordo com a tradição primitiva, foi o primeiro livro a ser ensinado para as crianças na educação judaica. Ele lida com o caráter e a vontade de Deus especialmente em assuntos de santidade, que os sábios judeus consideravam de importância primária. Eles entendiam que, antes de proceder a outros ensinamentos, as crianças deveriam compreender sobre a santidade de Deus e a responsabilidade de cada indivíduo para viver uma vida santa.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário