sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Santidade é obedecer a Deus - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 28/03/2006

A chave, então é conseguir seguir na vida de santidade. Como, então, enfrentar as situações do dia a dia e ainda viver essa vida de santidade?

O primeiro passo é diferenciar heroísmo e santidade. Um ato de heroísmo pode trazer glória pessoal, fazer com que a pessoa esteja em evidência e até pode nos fazer parecer que essa pessoa é santa! Por exemplo: alguém que temos como “santo” que, mesmo doente, segue em suas atividades. Seria isso indício de santidade ou ato de heroísmo? Pode ser simplesmente um ato para não permitir que o trabalho que foi realizado até aquele momento não perca a direção! Já uma vida de santidade dá glória para Deus! E sempre!

Santidade é obedecer a Deus – compartilhar o Seu amor, mesmo quando nos é inconveniente!

Não fazemos algo para que sejamos lembrados, mas sim para a glória de Deus. E mesmo quando as pessoas nos reconhecem como agentes, devemos “receber a flor (o elogio) e entregar para o Verdadeiro alvo do elogio”. Num ato de heroísmo, a glória fica para nós. Num ato de obediência à vontade de Deus, a Glória é Dele!

Não devemos fazer algo porque os outros vão reconhecer em nós algo. Isso pode ser simplesmente um ato de heroísmo! Quantas vezes Jesus recomendou que as pessoas que foram alvos de Seus milagres não contassem nada a ninguém! Não devemos fazer porque os outros vão ver e sim porque estamos obedecendo ao Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (21.1-11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 21.1-11

Jesus entra em Jerusalém no dia que hoje conhecemos como o "Domingo de Ramos", o domingo antes da crucificação.

A história da entrada triunfal é um dos poucos relatos da vida de Jesus que aparece nos quatro relatos dos Evangelhos (Mateus 21.1-11; Marcos 11.1-11; Lucas 19.28-40; João 12.12-19). Se lermos as quatro narrativas, fica claro que a "entrada triunfal" foi um evento muito significativo, não só para o povo da época de Jesus, mas para os cristãos ao longo da história.

Naquele dia, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho emprestado, um que nunca tinha sido montado antes. Os discípulos colocaram os seus mantos sobre o jumento para que Jesus pudesse montá-lo.

Jesus, que geralmente viajava acompanhado por muitas pessoas, não tinha sido diferente dessa vez e o alvoroço se torna maior ainda na entrada de Jerusalém! As multidões saíram para recebê-lo, colocando diante dele os seus mantos e os ramos de palmeiras que arrancavam na hora. "E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!" (v. 9).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Depois de tantos anos de escravidão, talvez fosse possível não entender ou acreditar no que o Senhor poderia fazer. Talvez lá no Egito ainda fosse possível duvidar e, mesmo que começasse a acontecer algo, como Faraó ainda mantinha o domínio, talvez fosse possível achar que não daria em nada. A fé era apenas algo com base no que se acreditava, não com base em testemunhos de pessoas próximas, só da história contada.

Mas depois de sair do Egito, passar milagrosamente pelo Mar aberto, acompanhar muitas coisas da parte do Senhor, já era tempo de ter fé com base em ações já realizadas. Se o Senhor agiu, vai continuar agindo. Se Ele disse e aconteceu, por que temer? O Senhor vai agir de novo!

Não foi bem assim e por isso a caminhada por 40 anos no deserto começou. Só Josué e Calebe, que confiaram desde o primeiro momento, atravessaram todo o tempo no deserto e entraram na Terra Prometida. Os demais, só os descendentes.

Água, carne, pão, roupas que não se desgastaram... A caminhada no deserto não foi fácil, mas o Senhor mostrou mais uma vez para o povo que mesmo na dificuldade podiam contar com o Seu agir. Muitos querem apenas as coisas boas, e Deus pode sim nos levar por esse caminho e ainda continuar cuidado de cada um de nós. Mas mesmo nos dias mais difíceis, na maior dificuldade, o Senhor segue cuidado de nós.

No fim, o que importa não é se a caminhada é simples ou difícil, mas contar com o cuidado do Senhor!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Livro de Duas Páginas

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Enviado pelo pastor Dino Marisa

Um sábio chinês entrega um livro de duas páginas a um imperador e diz:

- Senhor imperador, no momento mais triste de sua vida, leia a primeira página do livro, depois feche-o. E no momento mais feliz, leia a segunda página.

Aconteceu que tempos depois veio a desgraça ao Império: pragas, doenças e além disso, invasores bárbaros aparecem para saquear.

Então ele lembra do livro e lê a primeira página, que tinha apenas uma frase:

- "Isso vai passar".

Fortalecido pelas palavras do livro, o imperador reorganiza o exército e expulsa os saqueadores, organiza as finanças para combater as pragas e doenças. Sai vitorioso!

Tempos depois, a filha do imperador casa com um imperador de um reino próximo. Ele, no auge da felicidade, lembra do livro e lê a única frase que tinha na segunda página:

- "Isso também vai passar".

Moral da história: Não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias e nem nos deixar abater pelas grandes decepções, porque tudo vai passar.

"Em tempos de guerra, nunca deixe de lutar; em tempos de paz, jamais deixe de se preparar" (Ronico)

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Atalia

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Muitos tratam Atalia como "filha de Acabe", mas lemos em 2 Crônicas 22.2 que ela era filha de Onri, logo, seria irmã de Acabe! Talvez seja alguma alusão a ser ligada a ele, seguir seus conselhos e atitudes.

Lemos sua história em 2 Reis 11.1-21; 2 Crônicas 22.2; 22.10-12; 23.12-21; 24.7

Mãe de Acazias. Foi depois de sua morte que roubou o trono de Judá e passou a governar por seis anos (2 Crônicas 22.12).

Cruel e sanguinária, introduz também em Jerusalém o culto a Baal e ainda levou os utensílios da casa do Senhor para serem utilizados nos cultos a Baal. 

Mas seu primeiro ato foi matar todos os membros da família real, inclusive seus netos! Porém Joás, filho mais novo de Acazias, com um ano, escapa com a ajuda de sua tia Jeosaba, esposa do sacerdote Joiada.

Passados seis anos, Joiada apresenta, na casa do Senhor, Joás como o legítimo rei. O povo o recebe com muita alegria e Atalia vai ao templo do Senhor na tentativa de conter aquela rebelião, mas é retirada e morta.

Após a morte de Atália, o povo entra na casa de Baal para destruir seus altares e suas imagens, além de matar a Matã, sacerdote de Baal.

O sacerdote Joiada entrega a casa do Senhor aos levitas, oferece holocaustos ao Senhor e houve paz na cidade.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Santidade é obedecer a Deus - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 28/03/2006

Muitas vezes nos pegamos pensando em grandes personagens para imaginar como deve ser o dia a dia de um santo. Pensar no que fazem, por exemplo, pode nos dar a impressão que eles/elas estão em uma posição acima da nossa diante de Deus. Parecem mais espirituais... Mas isso não é verdade! Pelo menos não é verdade que haja distinção entre eu, você e outra pessoa diante de Deus!

Se observarmos o texto Bíblico veremos que os personagens que lá estão mostram que são apenas seres humanos como cada um de nós! Tinham fé, lutavam contra as coisas erradas, mas muitas vezes se viam em situações que demonstravam a situação humana, caindo em tentação, fazendo até aquilo que era contrário à Palavra. Quando isso acontecia, eles se preocupavam em voltar à vontade do Senhor, quando de fato já buscavam isso para eles!

Logo, não há super-heróis na Bíblia! Não há super-heróis em nossos dias! Todos somos seres humanos e somos chamados para buscar a vontade do Senhor e Ele se manifestará a nós, mostrando coisas grandiosas que servos do passado viram e muitas pessoas que conhecemos ou ao menos temos notícias em nossos dias também conseguem ver!

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a segunda parte do texto, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (20.29-34)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 20.29-34

Deixando Jericó. Seguindo o caminho para Jerusalém.

Dois cegos ouviram que Jesus passava. Certamente já sabiam de Sua fama. E começam a clamar por misericórdia.

Muitas vezes ouvimos sobre Jesus e queremos ver em nossa vida algo do que falam a respeito de Jesus. Muitos já experimentaram, há relatos e testemunhos. E aqueles que ainda não sentiram, só ouviram, querem ver de perto e em suas vidas! E esquecem que a maior ação de Jesus na nossa direção foi na Cruz...

Mas isso ainda não tinha acontecido! E os cegos esperavam por um milagre. Só que a multidão queria que eles se calassem. Quantas vezes tentam nos desencorajar quando temos uma visão, um sonho, ou esperamos algo da parte do Senhor! Muitos fazem por não acreditar, outros porque querem a atenção para si e não querem dividir com ninguém...

Os cegos clamaram ainda mais alto. Chamaram a atenção de Jesus, que pergunta o que eles queriam. Eram cegos! E ainda precisam responder. Não se abatem, respondem e alcançam o que esperavam. São curados! Passam a ver!

Não tenha receio de dizer para o Senhor o que te incomoda. Ele já sabe, é fato, mas declare sua confiança, faça seu pedido, espere pela manifestação da vontade do Senhor, que pode ser exatamente o que você pede ou pode ser diferente, mas sempre será o melhor da parte do Senhor para você!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Números

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Em hebraico, o nome do Livro de Números significa “No Deserto”. O título hebraico é tirado da primeira linha do livro, que era uma forma costumeira de dar nome às obras antigas (quer a primeira frase ou apenas a primeira palavra). O título Números é derivado da versão grega da obra.

O livro tem como grande objetivo relatar a preparação dos israelitas para entrar em Canaã. Apresenta ao povo os critérios de santidade que devem ser observados por eles: de maneira nenhuma eles devem imitar o estilo de vida do povo que eles estavam por conquistar!

Relata ainda que Moisés enviou doze espias a terra por ordem do Senhor, para saber como ela era. O relatório de dez espias desencorajava o povo. Acreditando no que fora dito, muitos são dominados pela aflição e incredulidade.

De nada adiantou o relatório dos outros dois espias que traziam informações diferentes. Josué e Calebe diziam, por fé, que era possível conquistar, porque Deus era com eles. Mas o medo falou mais alto...

Esse medo revelou falta de fé, mesmo diante de tantos sinais poderosos da parte do Senhor passando pelos últimos dias no Egito, seguindo pela saída de lá e alguns sinais depois que saíram. O Senhor tinha agido! Era possível confiar plenamente, pois tantas coisas já tinham acontecido contra o prognóstico natural, mas o povo mais uma vez preferiu olhar com olhos meramente humanos e deixaram de lado a certeza da ação do Senhor pela fé.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Deus é como açúcar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Um certo dia a professora resolveu falar sobre DEUS com seus alunos.

Perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam que sim.

Continuou a perguntar e elas disseram que Deus é o nosso pai, que ele fez o mar, a terra e tudo que está nela, que nos fez como filhos Dele, e muitas outras respostas.

A professora se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe: “Como vocês sabem que Deus existe, se nunca ninguém O viu?”

A sala ficou toda em silêncio, mas Pedro, um menino muito tímido, levantou a mãozinha e disse:

“A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos; mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor…"

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Acazias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filho mais novo do rei de Judá, Jeorão, e Atalia. Sucede seu pai com vinte e dois anos e reina apenas por um ano (2 Crônicas 22.2).

Lemos sua história em 2 Reis 8.24-26; 9.16-29; 2 Crônicas 22.1-10.

Assim como Jeorão, foi também mal e idólatra aos olhos do Senhor.

Acazias tinha uma aliança com o rei de Israel, Jorão, e subiram para pelejar contra Hazael, rei da Síria, sendo Jorão ferido nessa batalha.

Por este tempo, o Senhor, através do profeta Elias, anuncia a sentença para Acazias e unge a Jeú para libertar Judá da idolatria.

Jeú, ao chegar em Jezreel, mata Jorão, rei de Israel, e Acazias foge, sendo perseguido por Jeú, que acaba matando-o. E os servos de Acazias o sepultam em Jerusalém junto aos seus pais.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

No mundo, passamos por aflições! - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 02/02/2006

Desobedecer a vontade do Pai é pecado! E Ele nos manda, em Jesus, ter bom ânimo! Não ter bom ânimo, é pecado! Estar com o nosso pensamento mais ligado às coisas ruins que acontecem, é pecado! Podemos até chorar diante de um problema, ficar chateados, mas isso não pode acabar com o nosso dia! Devemos, com bom ânimo, enfrentar a dificuldade (independente da seriedade dela) e ter a certeza que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Cristo! E mais: que o mesmo Senhor que nos diz que devemos ter bom ânimo, irá nos auxiliar nessa caminhada para enfrentar os problemas. Pode até ser que nos chateie! Mas devemos, confiados no cuidado do Senhor, deixar Ele agir para que a chateação possa ser vencida com bom ânimo, resistindo no dia mal!

Isso mostra que Deus age sim em nós, mas isso não é algo que somente Ele faz! Nós temos a liberdade de opção! Deus efetua em nós o querer e o efetuar. Mas se nós não quisermos deixar a vontade de Deus ser realidade em nós, isso não acontece. Quem vai gerar em nós o desejo pela vida de santidade, para resistir no dia mal e quem vai nos dar força para viver isso é o próprio Deus! Mas nós, ainda assim, podemos não aceitar o que Ele gerar em nós!

A partir de agora, deixe o Senhor gerar em você a vida de santidade e deixe Ele mesmo te dar força para viver isso! Aceite o que Ele quer fazer em sua vida! Tenho certeza que será ótimo! Não haverá tribulação que tire a tua paz e, por mais chateado/a que você fique, você terá bom ânimo para enfrentar e terá o cuidado do Senhor sobre você!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (20.20-28)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 20.20-28

Um pedido com "aspirações políticas". Enquanto humanos, vemos as coisas de forma limitada mesmo em relação ao espiritual. E os discípulos ainda não entendiam que Jesus seria sim rei, mas não como eles imaginavam - tomando o poder político de Roma e reorganizando a Nação de Israel na busca pela vontade do Senhor. Esperavam alguma posição diferenciada no reino...

Alguns podem dizer: mas foi o pedido de uma mãe pensando nos seus filhos. Tudo bem, isso é um fato. Mas a reação dos demais mostra que todos pensavam algo nesse sentido! Ainda tinham uma visão limitada do Reino.

O "beber o cálice" refere-se a morte que tiveram, claro. Perseguidos e difamados, foram mortos, não sem prisão ou tortura, e por motivos falsos alegados contra eles. Quando experimentaram isso, já entendiam que o Reino era mais que mera posição política humana, mas os outros não entendiam e acreditavam que uma mera rebelião política se aproximava.

Jesus encerra o assunto, deixando claro que quem decide posições no Reino é o Pai e que quem quer ser servido, deve antes servir. O grande não é o que manda mais, mas o que ajuda e apoia mais, serve mais. Uma inversão do poder temporal!

Que o Senhor nos oriente e nos direcione para fazermos Sua vontade e não para tentarmos mostrar apenas através do poder político temporal uma aparência de Reino. Que vivamos o Reino de fato!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Levítico (12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Esboço de Levítico

I. A descrição do sistema de sacrifícios 1.1 - 7.38
  Os holocaustos 1.1-17
  As ofertas de manjares 2.1-6
  Os sacrifícios de paz ou das graças 3.1.17
  A Expiação do pecado 4.1-5.13
  O sacrifício por pecados 5.14-6.7
  Outras instruções 6.8-7.38

II. O serviço dos sacerdotes no santuário 8.1 - 10.20
  A ordenação de Arão e seus filhos 8.1-36
  Os sacerdotes tomam posse 9.1-24
  O pecado de Nadabe e Abiú 10.1-11
  O pecado de Eleazar e Itamar 10.12-20

III. As leis das impurezas 11.1 - 16.34
  Imundícias dos animais 11.1-47
  Imundícias do parto 12.1-8
  Imundícias da pele 13.1-14.57
  Imundícias de emissão 15.1-33
  Imundícias morais 16.1-34

IV. O código de Santidade 17.1 - 26.46
  Matando para alimentação 17.1-16
  Sobre ser sagrado 18.1-20.27
  Leis para sacerdotes e sacrifícios 21.1– 22.33
  Dias santos e festas religiosas 23.1-44
  Leis para elementos sagrados de louvor 24.1-9
  Punição para blasfêmia 24.10-23
  Os Anos do Descanso e do Jubileu 25.1-55
  Bênçãos por obediência e punição por desobediência 26.1-46

V. Ofertas para o santuário 27.1-34

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Persistência

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Autoria Desconhecida (adaptado)

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de “visionário”. O homem fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.

Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não!

Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”.

A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria da automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Portanto, se você, como infelizmente tem acontecido com muitas pessoas, adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! Vá em frente. Pode até constatar o que acontece, mas não "estacione" nessa constatação. Siga em frente e enfrente! Sempre!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Jeorão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Filho do rei Josafá. Sucedeu seu pai aos trinta e dois anos de idade e reinou oito anos sobre Judá (2 Reis 8.17). Também pode ser conhecido como Jorão.

Lemos sua história em 2 Reis 8.16-24; 2 Crônicas 21.1-20.

Foi um rei cruel, além de idólatra perante o Senhor! Assim que assumiu o trono, matou todos os seus irmãos e ainda alguns dos notáveis de Israel.

Levou Judá a se desviar dos caminhos do Senhor por conta da idolatria. Preferiu ouvir os conselhos do rei Acabe, seu sogro, de Israel. Em seus dias, os edomitas se rebelaram e constituíram seu próprio rei.

Jeorão é avisado por carta pelo profeta Elias do castigo que receberia por conta de suas atitudes. Não demorou e os filisteus e árabes sobem a Judá, invadem o palácio do rei, levam tudo o quanto tinha, até suas mulheres e filhos que são mortos, escapando apenas o filho mais novo, Acazias (2 Crônicas 22.1).

Depois disso, Jeorão é acometido de grande enfermidade. Passado dois anos morreu, sendo sepultado em Jerusalém, porém não com seus pais.

Acazias, filho mais novo de Jeorão, reina em seu lugar.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

No mundo, passamos por aflições! - 1

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 02/02/2006

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito - Romanos 8.28

Muitas vezes acontecem coisas no nosso dia que parecem ter acabado com ele. Sentimos como se aquilo que aconteceu influenciasse o que mais está por acontecer. Um feijão que queima, uma 'arte', uma fechada no trânsito... Essas coisas que acontecem todos os dias e a toda hora parecem acabar com o nosso dia. Será que Deus realmente está preocupado com a nossa vida a ponto de cuidar de nós? Então, por que essas coisas acontecem? Por que não somos poupados delas?

Jesus deixou claro que nós, no mundo, passamos por aflições (João 16.33). Por que deixar que as aflições sejam o centro da nossa vida? O centro da nossa vida deve ser fazer a vontade do Pai! E Jesus deixou claro que devemos ter bom ânimo! Ele nos deixou sua Paz!!! E nós deixamos isso de mão beijada ir embora? NÃO! Devemos nos manter na paz do Senhor, ainda que as dificuldades do dia queiram nos atrapalhar nisso! E resistir no dia mal – Efésios 6.10-20!

A mensagem ainda não terminou! Na próxima semana, enviamos a segunda parte do texto, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (20.17-19)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Mateus 20.17-19

17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse:
18 Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte,
19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.

Indo para Jerusalém, Jesus passa um tempo com os doze. Sempre muitas pessoas acompanhavam, mas Jesus queria dizer algumas coisas para os discípulos.

E em Sua orientação, Ele declara o que estava por acontecer: Ele iria ser entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Seria condenado à morte. Seria entregue aos gentios para escarnecerem e açoitarem, levando para a crucificação. Ele morreria. Mas no terceiro dia ressuscitaria!

Muitos discutem se foram os judeus ou os romanos que mataram Jesus. O texto deixa isso claro: a sentença foi arquitetada pelos judeus! Os romanos foram "usados" para parecer mais sério, político, e para evitar maiores reclamações. Esses, por sua vez, poderiam ter impedido, mas temendo uma questão política, preferiram atender os judeus que queriam aquela morte.

O Senhor normalmente nos alerta das coisas que estão por acontecer. Nós que algumas vezes demoramos a entender...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Resumo dos livros da Bíblia - Levítico (11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Além dos sacrifícios, o calendário litúrgico tem uma posição significativa no Livro de Levítico:

- O Ano de Descanso (o sétimo ano) refere-se à emancipação dos escravos israelitas e pessoas endividadas, bem como à redenção da terra (ver também Êxodo 21.2-6; 23.10,11; Deuteronômio 15.1-18);

- O Ano de Jubileu refere-se ao fato de que as terras de Israel, bem como o povo, pertencem a Deus e não a qualquer indivíduo. As terras, portanto, devem ter um descanso depois de cada período de quarenta e nove anos (Levítico 25.8-17), o que ensina o domínio de Deus, a santidade de Seu caráter e a necessidade da congregação se aproximar Dele com pureza de coração e mente.

Além disso, claro, as festas permitem conhecer e reconhecer a ação de Deus:

- O Sábado é o dia de descanso, de deixar de lado as coisas deste mundo e buscar ao Senhor;

- A Páscoa, celebrando a libertação da escravidão para uma vida com Deus;

- As primícias, para agradecer e consagrar ao Senhor o trabalho com a terra;

- O Pentecostes, que une a consagração e o auxílio ao necessitado da terra;

- Dia da Expiação, confirmando a necessidade de buscar o perdão e confiar no Senhor;

- Festa dos Tabernáculos, mais uma festa de celebração pela bênção do Senhor diante do cuidado da terra e outro momento para lembrar da peregrinação antes de entrar na Terra Prometida, agradecendo pelo cuidado do Senhor.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

A máquina de escrever

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Do site: vidanet.org.br

Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla.

Há 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.

Às vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha máquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia não fará falta…

Vocx dirá: “Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça x falta à comunidadx.” Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo: “Xu sou uma pxça importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrviços!”

Pronto, agora consertei a minha máquina de escrever. Você entendeu o que eu queria te dizer?

Percebeu a sua imensa participação na vida daqueles ao seu redor? Percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos importantes para alguém?

Lembre-se de que somos parte do Universo e como tal somos uma peça que não podemos faltar no quebra-cabeça da vida…

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Biografias de reis do Reino do Sul - Josafá (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Josafá tinha muita gente de guerra e homens valentes. Em todos os reinos o temiam. E o Senhor era com ele!

Acabe, rei de Israel, fez aliança com Josafá para pelejarem contra Ramote-Gileade, mas Josafá consulta a Deus através do profeta Micaias, que profetiza vitória de Josafá e derrota de Acabe. Este fica indignando, manda prender o profeta.

Deus foi com Josafá e este teve a vitória, porém foi repreendido por Deus, através do profeta Jeú, por sua aliança com Acabe.

Moabe e Amom levantaram-se para destruir Judá, porém Josafá clamou ao Senhor e tem a vitória sem ao menos guerrear, pois eles mesmos se destruíram no monte Seir, cidade esta invadida e destruída pelos os mesmos moabitas e amonitas.

Judá encontrou muita riqueza por lá e levou para Jerusalém, aumentando ainda mais suas riquezas. Depois disto, Judá teve paz, pois todas as nações temiam e não mais incomodaram.

Depois disso, Josafá alia-se ao rei de Israel, Acazias, para fazerem navios e irem até Társis em busca de ouro, porém Deus repreendeu através do profeta Eliézer e destruiu os navios.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Um novo tempo...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 02/01/2006

Leia Filipenses 4.4-8

Independente de momentos difíceis, somos convidados/as a viver em alegria, em regozijo. E o próprio Senhor gera em nós essa alegria, se deixarmos Ele agir! Ele está perto, tanto no sentido de que podemos achá-Lo, como no sentido de que logo voltará. Nele está a nossa alegria.

Não devemos guardar em nós as nossas inquietações, os nossos problemas. Passaremos por aflições! Não há erro em notar essas inquietações e até se sentir chateado/a com elas. Mas devemos apresentar as mesmas diante do Senhor e deixar Ele cuidar de cada uma, crendo no Seu cuidado. Por mais difícil e chato que seja o momento que passamos, não há o que o Senhor não possa resolver!

Ao notarmos o problema, normalmente vamos nos chatear. E não há erro nisso. O erro é ficar remoendo essa chateação! Ao nos depararmos com isso, não devemos nos manter inquietos, mas sim apresentar nossa inquietação ao Senhor. Assim, poderemos realmente experimentar a Paz que está acima de qualquer entendimento humano. Ainda que pareça que não há como nos mantermos em paz diante do problema, ainda que qualquer ser humano sentisse dificuldade de seguir em paz, nós teremos essa paz. Dessa forma, será mais fácil seguir o que diz o texto no versículo 8.

Neste novo ano, que possamos nos alegrar no Senhor! Que, ao identificarmos um problema, uma chateação, nos lembremos que Ele está perto e espera que apresentemos os nossos problemas, em vez de ficar remoendo os mesmos, para que Ele dê a solução, nos dando a Sua paz, alegria, para que possamos ter em nosso pensamento só o "que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor", isso sim deve ficar em nosso pensamento. As preocupações devem ser deixadas diante do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor