Acredita-se que Boaz era filho de Raabe, aquela que no livro de Josué aparece como prostituta que entendeu que o Senhor estava cuidando de Israel, apoiou os espias e foi poupada quando da tomada de Jericó - Josué 2 e 6.22-27, além de Mateus 1.5. O fato de ser citada nominalmente em Mateus faz acreditar que essa Raabe seria conhecida (era mais difícil fazer citação de mulheres, a menos que fossem conhecidas) e a que temos notícia, citada tanto no Antigo como no Novo Testamentos, é essa Raabe do livro de Josué!
Cronologicamente, pode gerar alguma dúvida, mas não é impossível, afinal a história de Noemi e Elimeleque acontece "no tempo dos juízes" (Rute 1.1). Depois de ser acolhida com toda sua família entre os israelitas (Josué 6.22-27), Raabe pode ter passado a viver de acordo com a lei, passando a seguir com os judeus os costumes religiosos. Ainda durante os dias de Josué pode ter se casado, no caso com Salmom (Mateus 1.5) e teve filhos com ele, entre os quais, Boaz, que não necessariamente seria o primeiro.
Durante o tempo de Josué, já indo para o final de sua vida, Boaz poderia ser criança, sem nenhum problema! Quando começa o tempo dos Juízes, quando houve uma fome na terra, Elimeleque e Noemi resolvem peregrinar, com seus filhos, buscando algo melhor. Há uma passagem de tempo, não revelada. Nesse ponto, estamos exatamente no começo do livro de Rute e basta seguir a história contada, onde mais passagem de tempo acontece, não sendo revelado o quanto passou! Não temos as informações exatas das idades, o que faz não ser impossível, se os filhos que fazem parte dessa descendência nasceram "entre os últimos" em sua família. Mas, claro, trata-se de possibilidade histórica.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário