Natã significa "Ele deu" ou "presente de Deus". É uma variante de Natan, do hebraico (transliterado - com nossas letras) Nathan, que significa "presente", "dádiva" ou "dom".
Foi um profeta contemporâneo do rei Davi. Há outros personagens no Antigo Testamento com o mesmo nome!
Não temos certeza se o Natã citado em 1 Reis 4.5 seria o Profeta Natã. Mas é muito provável, e assim ele seria pai de Azarias e Zabude, dois homens muito importantes na corte de Salomão.
Não temos muitos detalhes a respeito dele diretamente, mas sabemos sobre sua atuação em pelo menos 3 eventos muito importantes:
- A construção do Templo, uma vez que foi Natã que teve a responsabilidade de dizer para Davi que a construção ficaria para seu filho (Natã em princípio concorda, mas o Senhor revela em seguida que é para esperar (2 Samuel 7.1-17);
- O pecado de adultério de Davi com Betsabá e o assassinato de Urias, seu marido (2 Samuel 12.1-15), já que foi o Natã quem, usado por Deus, confrontou o rei Davi em relação ao seu duplo pecado, que o rei tentava "esconder";
- A coroação de Salomão, pois Natã acerta as coisas diante da tentativa de "tomada do trono" de Adonias (1 Reis 1).
O livro de 2 Crônicas dá pistas da participação de Natã (junto com Gade) no desenvolvimento da música no Templo (2 Crônicas 29.25), além de ter escrito a história do reinado de Davi (1 Crônicas 29.29) e, também, alguma parte da história do reinado de Salomão (2 Crônicas 9.29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário